Tudo sobre documentação

 

Quer saber de que documentos precisa para fazer um crédito pessoal? Descubra todos os documentos que o banco pede para fazer um crédito pessoal em Portugal e como conseguir aprovar o crédito.

 

Que documentos precisa para fazer um crédito pessoal?

 

Em primeiro lugar, para pedir um crédito pessoal ao banco, vai ter de se identificar. Se for cidadão português basta apresentar o seu cartão de cidadão. Caso contrário, precisa do comprovativo do NIF e de um documento de identificação do seu país de origem. Muitos bancos pedem também um comprovativo de morada, que pode ser uma fatura.

 

De resto, normalmente, os bancos não pedem muitos documentos para o crédito pessoal. No entanto, é sempre preciso fazer uma avaliação do risco do crédito. Por isso, além dos documentos de identificação, pode ter de entregar extratos bancários, o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito e o código de validação da declaração de IRS. 

 

Confirme abaixo todos os documentos que precisa para fazer um crédito pessoal:

 

Documentos de Identificação

 

Para a maioria das pessoas com nacionalidade portuguesa, o banco vai pedir uma cópia do Cartão de Cidadão. No entanto, se ainda tem um Bilhete de Identidade vitalício que nunca atualizou, tem de mostrar o Bilhete de Identidade e o Cartão de Contribuinte (NIF).


 

Crédito pessoal para estrangeiros: que documentos precisa?

No caso de ser cidadão de um país estrangeiro, precisa de mostrar um documento de identificação (geralmente o passaporte, especialmente se não for de outro país da UE) e a autorização de residência permanente em Portugal.

 

 

Comprovativo de Residência

O comprovativo de morada pode ser uma fatura de serviços (luz, água, gás ou internet). Se não tiver nenhuma conta em seu nome, pode pedir uma declaração na Junta de Freguesia, mas nem todos os bancos aceitam este documento.
 

Atenção porque, se já for cliente do banco e tiver a sua documentação atualizada, pode não ser necessário enviar os seus documentos de identificação novamente. Aliás, muitos bancos disponibilizam crédito pessoal online para clientes.

 

 

Registos Bancários

A maioria dos bancos pede uma cópia do extrato de conta (o extrato deve incluir o nome completo e o IBAN do cliente). Alguns pedem também o último extrato do cartão de crédito. Para conseguir aprovar o seu crédito, é bom ter sempre um saldo positivo.
 

Para créditos pessoais com valores mais altos ou abrir uma linha de crédito, vai precisar de apresentar o seu Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal. Este mapa mostra todas as suas obrigações de crédito assim como qualquer situação de incumprimento.
 

📝 Tome nota: para obter o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito, aceda aqui à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal. Pode autenticar-se com a mesma password das finanças e obter o seu mapa em segundos.

 

Declaração da entidade patronal

Nem sempre é preciso uma declaração da entidade patronal para fazer um crédito pessoal. No entanto, no caso de ser necessário, só precisa de uma declaração sobre o seu vínculo à empresa (contrato a termo/ sem termo). Quanto mais estável for a sua situação profissional, maior a probabilidade de conseguir que o crédito pessoal seja aprovado.
 

 

Comprovativo de Rendimentos

Geralmente, tem de apresentar os três últimos recibos de vencimento de cada elemento do agregado familiar. No caso de já ser reformado, precisa de mostrar a última declaração de pensão. Só para créditos mais elevados é que o banco costuma pedir a declaração de IRS.

 

Para quem trabalha por contra própria, tem sempre de entregar a última declaração de IRS e a respetiva nota de liquidação. Em alternativa, o banco pode pedir só o código de validação do IRS.
 

📝 O que é o código de validação do IRS? Os códigos de validação são atribuídos pelas finanças a cada declaração eletrónica do IRS. Pode ver o seu código de validação no topo da declaração de IRS.
 

Não tem a última declaração do IRS? No site das Finanças, vá a “IRS” > Obter Comprovativos, selecione o ano e carregue em “Comprovativo”.  No topo da página vai logo ver os “elementos para validação do comprovativo”. 

 

Documentos dos fiadores
 

No caso de fazer um crédito com fiador(es), o(s) fiador(es) devem apresentar os mesmos documentos mencionados acima: documento de identificação, comprovativo de rendimentos e uma declaração sobre a sua situação profissional. 


 

Documentos para crédito pessoal com finalidades específicas
 

Há alguns casos em que o crédito pessoal usufrui de taxas mais baixas. Nesses casos, o banco vai pedir um comprovativo da finalidade do crédito.
 

Resumindo, para conseguir a aprovação do crédito pessoal, só precisa de ter o nome limpo no Banco de Portugal, apresentar um saldo bancário positivo, uma situação profissional estável e uma taxa de esforço adequada. Se os seus documentos estiverem todos em ordem, a aprovação costuma ser rápida em 24-48 horas.


 

Ficou com dúvidas? Não se preocupe, porque a equipa da Flipai vai estar consigo ao longo de todo o processo. Faça uma simulação do seu crédito online para que a nossa equipa possa comprar o seu crédito em vários bancos. A seguir, vamos apresentar-lhe uma proposta e estamos disponíveis para ajudar até finalizar o contrato.
 

 

Se estiver interessado em obter mais informações sobre como obter um crédito, peça ser contactado pela nossa equipa. Liguem-me de volta
Tópicos relacionados com Flipai