Simulador da subida da Euribor

 

Quanto vai ser a sua nova prestação mensal?

Se está assustado com a subida da Euribor, use o nosso simulador da subida da Euribor para calcular quanto vai passar a ser a sua prestação mensal. Ou, se por enquanto só quer planear o seu futuro, use o simulador para testar vários cenários e perceber se precisa de renegociar o seu crédito ou não.

 

 

O que é a Euribor?

Quando faz um crédito bancário, pode optar por uma taxa de juro fixa ou variável. Nesta última opção, que é a mais comum, há sempre duas componentes para calcular o juro. Uma depende do banco, é constante e conhece-se como spread; a outra é uma taxa de juro variável conhecida como Euribor.

E o que a Euribor? Euribor significa European Interbank Offered Rate e é uma taxa de juro harmonizada para toda a zona Euro. O valor da Euribor é fixado diariamente pela Federação Europeia de Bancos e baseia-se na média dos juros que os 52 maiores bancos europeus praticam entre si.

A Federação calcula a Euribor com várias maturidades: 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses, sendo que as três últimas são as mais comuns nos créditos bancários Cerca de 90% dos créditos habitação em Portugal estão indexados à Euribor, a maioria a 6 e a 12 meses.

 

 

Porque é que a Euribor afecta a prestação da casa?

A 14 de Dezembro de 2021, a Euribor atingiu um mínimo histórico de -0.504%. Mas pouco depois, em Abril de 2022, chegou a valores positivos pela primeira vez desde 2015. Em Dezembro de 2022, a Euribor já estava em 2.132%, 2.693% e 3.291% a 3, 6 e 12 meses respectivamente. Este ano, não parou de subir.

Até Agosto de 2023, a Euribor a 3 meses e a Euribor a 6 meses mantêm-se abaixo dos 4%. No entanto, a Euribor a 12 meses chegou a 4.045%, o valor mais alto desde Novembro de 2008. Até ao fim de 2023, prevê-se que a Euribor continue a atingir máximos entre os 4.2 e 4.4%.

Infelizmente, se tem um crédito habitação indexado à Euribor, até ao final do ano a sua prestação mensal vai subir ainda mais. Para calcular o efeito do aumento da Euribor na prestação do crédito habitação e fazer contas para o próximo ano, use o nosso simulador de subida da Euribor.

 

 

Como funciona o simulador da subida da Euribor?

Use o simulador da subida da Euribor para calcular quanto vai subir a prestação mensal da sua casa. Para usar o simulador, só tem de inserir os seguintes dados:

 

Lembre-se que é impossível prever para quanto vai subir a Euribor. O valor exacto vai depender do valor da Euribor no mês anterior ao da atualização. No entanto, o simulador da subida da Euribor serve para ter uma ideia de quanto vai ficar a pagar se a Euribor continuar a aumentar e planear diferentes cenários.

 

 

O que fazer se não consegue suportar a subida da Euribor?

Se a sua família não tem muita mais margem de manobra para continuar a suportar a subida da Euribor, é normal que esteja a fazer contas. Mas a boa notícia é que há muitas formas de reduzir a prestação mensal. Aqui sugerimos alguns cenários que deve simular e discutir com o seu banco:

 

Use o nosso simulador da subida da Euribor para calcular vários cenários e perceber até onde pode esticar o orçamento familiar. Assim, pode prevenir-se. Se chegar à conclusão que fica difícil pagar a prestação mensal, ou que prefere a segurança de uma prestação fixa que nunca muda, renegocie o seu empréstimo com as dicas que damos acima.

 

Se estiver interessado em obter mais informações sobre como obter um crédito, peça ser contactado pela nossa equipa. Liguem-me de volta
Tópicos relacionados com Flipai